terça-feira, 16 de junho de 2009

PODER CARNEIRAL - II

O "Poder Carneiral"!!!

Receita da Dona Cacilda



Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúdinha, e tão elegante, que todos os dias às 08h da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquilhada, apesar da sua pouca visão.

E hoje ela mudou - se para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução...

Depois de esperar pacientemente durante duas horas na sala de espera, ela ainda deu um lindo sorriso quando a empregada veio dizer que o seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o "andarilho" em direcção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.

Ela interrompeu - me com o entusiasmo de uma menina que acabou de ganhar um cachorrinho.
- Ah, eu adoro essas cortinas...
- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu o seu quarto... Espere um pouco...
- Isto não tem nada a ver, - ela respondeu, - felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo a minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todos os dias quando acordo.
Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...
Ou posso levantar - me da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
- É tão simples assim?
- Nem tanto; isto é, para quem tem auto - controle e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir os meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.
Calmamente ela continuou:
- Cada dia é um presente, e enquanto os meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida.


A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou.
Então, o meu conselho para si é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.

Depois pediu - me para anotar:

COMO SE MANTER JOVEM


1. Deite fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda sempre:
  • Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja... Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
  • 'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas


5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele / ela!


6. Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica connosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.


7. Rodeie-se das coisas que ama:
  • Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
  • O seu lar é o seu refugio.

8. Tome cuidado com a sua saúde:
  • Se é boa, mantenha-a.
  • Se é instável, melhore-a.
  • Se não consegue melhora-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa!


10. Diga às pessoas que ama, que as ama, a cada oportunidade.

domingo, 14 de junho de 2009

Vá em busca da chama


Lao Shi perguntou a seu mestre, Wang Tei:

- O que devo fazer para ficar mais próximo de Deus?

Wang Tei pediu que ele o acompanhasse até o alto de uma montanha. Ali, tirou uma vela do bolso e deu para que seu dis­cípulo acendesse.

Lao Shi tentou várias vezes, sem resultado.

- Aqui venta muito, não vou conseguir.

- Mas, a três quilômetros daqui não está ventando.

- De que adianta? Eu precisaria andar até lá, se quisesse acender a vela num lugar onde não está ventando.

- Da mesma maneira, para iluminar a chama de Deus dentro de você, é preciso caminhar até Ele.


"Paulo Coelho"

Os quatro elementos



A astrologia ocidental nos ensina que podemos distinguir os signos astrológicos de várias maneiras: segundo os dois gêneros - em femininos e masculinos - segundo as três qualidades - Cardeal, Fixo e Mutável - e pelos quatro elementos - Fogo, Terra, Ar e Água. Entendemos por feminino e masculino as qualidades como sendo passiva, a primeira, e positiva a segunda, e eles se alternam na roda zodiacal. A combinação continua alternada para as outras qualidades e para os elementos, de modo que Áries é Cardeal, Masculino e de Fogo, Touro é Fixo, Feminino e de Terra, Gêmeos é de Ar, Masculino e Mutável, etc. Conseqüentemente e com todas as combinações possíveis, chegamos ao total dos 12 signos do zodíaco, cada um com suas características próprias.

Os quatro elementos não são somente símbolos ou conceitos abstratos, mas referem-se às forças vitais que se manifestam em toda a criação e que podem ser percebidas pelo sentido físico. Os elementos constituem a base da astrologia e de todas as ciências ocultas e abrangem também tudo aquilo que percebemos com o olhar, tudo aquilo que experimentamos. Consideramos que a terra é sólida, a água é líquida, o ar é gasoso e o fogo é plasma ou energia irradiada e, portanto, concluímos que a mistura desses elementos compõem tudo o que nos cerca. A medicina antiga já se baseava nestes quatro elementos para classificar os tipos humanos, associando-lhes certas doenças ou predisposições físicas e mentais. Por essa razão, a importância do elemento ao qual alguém pertence determina também sua manifestação psicológica e energética.

O conceito dos quatro elementos é também base da filosofia da medicina Ayurvedica, mas pode ser encontrado na medicina chinesa e japonesa, e era considerado base também da filosofia grega. Já na Europa da idade média e da Renascença, desenvolveu-se ainda mais a teoria dos quatro elementos, conectando-a com os quatro temperamentos básicos conforme os ensinamentos de Hipócrates. Segundo a doutrina dos quatro humores, o sangue é armazenado no fígado e levado ao coração, onde se aquece, sendo considerado quente e úmido; a fleuma, que compreende todas as secreções mucosas, provém do cérebro e é fria e úmida por natureza; a bile amarela é secretada pelo fígado e é quente e seca, enquanto a bile negra é produzida no baço e no estômago e é de natureza fria e seca.

A doutrina dos quatro humores (usada na medicina antiga) encaixava-se perfeitamente na concepção filosófica da estrutura do universo. Estabeleceu-se uma correspondência entre os quatro humores e os quatro elementos (terra, ar, fogo e água), e com as quatro formas de manifestação (frio, quente, seco e úmido) que também podem ser relacionados com as quatro estações do ano (inverno, primavera, verão e outono).
O estado de saúde do ser humano também dependeria da exata proporção e da perfeita mistura dos quatro humores, que poderiam alterar-se por ação de causas externas ou internas (a relação com o meio ambiente). O excesso ou deficiência de qualquer dos humores, assim como o seu isolamento ou miscigenação inadequada, causariam as doenças com o seu cortejo sintomático dos quatro temperamentos humanos específicos.
As filosofias orientais acrescentem, no entanto, um 'quinto elemento', o éter que relacionam ao espírito puro (Obs: é esse conceito que é usado no I'Ching e no Feng Shui) que poderia ser o SHIN dos cabalistas ou o Espírito Santo dos Cristãos. Mas voltando aos elementos básicos podemos contrapor também: o seco com o úmido e o quente com o frio e obteremos:


O temperamento bilioso ou colérico depende dos signos de Fogo que são: Áries, Leão e Sagitário. Conferem natureza ativa e intuitiva, excitável e temerária.
O temperamento nervoso depende dos signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio; conferem disposição sensível e melancólica e caráter nervoso.
O temperamento sanguíneo depende dos signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário, que têm tendências intelectuais e pensativas.
O temperamento flegmático (ou linfático) depende dos signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes, que possuem tendências sentimentais e emocionais.

Portanto, concluímos que a combinação desses elementos pode acontecer de várias maneiras, mas é difícil encontrar um individuo com todos esses elementos em igual quantidade. Através da análise do mapa astral natal, podemos conhecer qual será a 'mistura' que determinará o temperamento da pessoa, e que o inclinará a um tipo de doença e não a outra. O signo solar determina em grande parte a forma como iremos expressar esse temperamento, por identificação com o elemento no qual ele se encontra. Assim, os signos de Ar se identificam com o reino do pensamento e para eles o pensamento é tão real quanto qualquer objeto material. Os signos de Água vivem predominantemente no mundo dos sentimentos e seu estado emocional determina seu comportamento. Os signos de Terra são assentados no mundo material e as preocupações com a sobrevivência são básicas para a sua expressão. Os signos de Fogo vivem num eterno estado de excitação e a atividade é necessária para o seu bem estar.

Por essa razão o signo do Sol que determina como vemos a vida, não é suficiente para descrever nossa natureza, já que muitos outros elementos compõem nosso temperamento determinando sua força de expressão e comportamento. A palavra temperamento deriva do latim 'temperamentum' que significa uma 'mistura de proporções'. A astrologia pode indicar o signo solar como padrão de identificação, mas é essa mistura, 'a mistura dos diferentes elementos', que determinará o resultado final. Afinal, um bolo é basicamente feito de farinha, ovos, leite, manteiga, etc. Porém, vejam quantas diferentes receitas podemos fazer com esses componentes! A astrologia atribui um determinado valor (ou peso) ao Sol, à Lua e aos planetas, assim, a predominância deles num determinado elemento irá determinar também a predominância do temperamento daquele indivíduo.

Bem, caros leitores, esse artigo parece um pouco complicado, mas o escrevi respondendo a um anseio de muitos internautas que me escreveram procurando compreender um pouco melhor essa maravilhosa ferramenta que é a astrologia. Não pretendo esgotar o assunto nos artigos publicados no site (que são muitos!), mas desejo sempre oferecer um pouco de conhecimento que ajudará os leitores a se compreender melhor e, ao mesmo tempo, àqueles que os rodeiam!
Já que ainda estamos no signo de Gêmeos, já amplamente descrito anteriormente, espero ter contribuído um pouco mais para que você, leitor, compreenda a natureza daquele seu amigo, filho, irmão, marido geminiano!
Aceitar as diferenças nos enriquece e torna mais fáceis os relacionamentos. Afinal, somos todos diferentes na manifestação, mas Somos Todos Um!

Uma boa semana cheia de Luz e Paz!