domingo, 6 de dezembro de 2009

Astrologia: Previsões 2010


Carneiro
Símbolo do ano: A Cruz

Amor: Desde o início do ano que a sua luta irá incidir no encontro do amor e nas novas formas que gostaria de experimentar para uma relação. Podem acontecer imprevistos, avanços e recuos, mas direccione a sua vida de acordo com o que sente e não com o que esperam de si, mesmo que isso passe por uma mudança brusca de vida. A partir do Verão, a estabilidade será mais evidente e duradoura, caso saiba alterar os erros anteriores e dedicar mais tempo à sua vida amorosa. Os solitários vão encontrar a pessoa desejada, basta-lhes a firmeza e a consciência do que querem e, sobretudo que assumam o que sentem com convicção.

Personalidade:
Será um ano exigente e que requer ajustes na sua postura, na forma como se encara a si mesmo e como lida com os outros. Desta maneira terá mais motivos para sorrir. Evite as teimosias e os exageros sem necessidade. Aposte num estar mais sóbrio e maduro.

Profissão:
A cruz que simboliza o seu signo para este ano, pede-lhe uma afirmação aos vários níveis: a selecção das pessoas com quem pode trabalhar, o empreendimento e a maturidade para delinear o seu mundo profissional. Ao mesmo tempo, as finanças exigem-lhe rigor e pouco despesismo. É um tempo para dar responsabilidades aos que o rodeiam, pois sozinho não dará resposta ao seu quotidiano.

Sorte: Será um ano especial em que acima de tudo, o melhor depende da sua actuação e não do que os outros esperam de si. O seu comportamento social estará mais vigiado pelos que o rodeiam.

Saúde: Poderá ter oscilações de humor muito evidenciadas. Procure criar novos hábitos de vida e conter os excessos. Faça um check-up.


Touro
Simbologia: As nuvens

Amor: A simbologia atribuída ao seu signo traduz uma maior capacidade de se distanciar dos problemas e de entrar na magia dos sentimentos. Quem tem uma relação precisa de a viver intensamente, quem a procura, deverá ser mais afável e capaz de sonhar. Será um ano cheio de emoções do princípio ao fim, entregue-se!

Personalidade: Deixe que as mudanças ocorram na sua personalidade e desvie-se dos padrões do passado. O ano novo traz-lhe novas aspirações e exigências. Cultive a honestidade.

Profissão: Este é um ano para ser mais maduro, para controlar a possessividade e para aprender a ouvir os outros. Não sabe tudo, mas ganhará muita experiência com uma atitude humilde. Procure ser mais equilibrado e racional. Uma promoção poderá ser uma realidade no final do ano.

Sorte: Será um ano muito gratificante em termos emocionais e no encontro de desafios. Terá algum conforto financeiro e a possibilidade de planear a um nível mais elevado.

Saúde: Vigie o seu corpo e evite as situações de risco. É um bom ano para iniciar processos de desintoxicação de vícios.


Gémeos

Simbologia: Os lírios

Amor: A sua relação poderá conhecer uma união mais sólida; um casamento ou um passo importante que vos aproxime. Os filhos ou a mudança de rumo a dois estão no horizonte. Será um ano tranquilo e cheio de ideias novas. Para quem está só, o amor poderá entrar de repente na sua vida, a ponto de partir com facilidade para uma união conjugal. Dê tempo a si mesmo, e actue em função do que sente. As provas mais duras serão até Março.

Personalidade: É provável que sinta orgulho no seu processo de crescimento interior, pois este ano irá abrir-lhe portas para que se afirme tal como é.
Profissão: Este ano será muito importante do ponto de vista profissional, sobretudo nas relações que vai estabelecer com colegas e superiores. Uma promoção ou uma mudança para algo melhor serão desafios a alcançar a partir do final de Maio.

Sorte: Terá um ano muito especial e cheio de brilho pessoal. Aplique os seus dotes sem medos e alcance os objectivos para que se propõe. Seja realista nos sonhos.

Saúde: Cultive formas de estar mais ligadas à natureza e programe hábitos de vida saudáveis. A ansiedade poderá ser uma realidade a dominar.


Caranguejo
Simbologia: Os caminhos

Amor: Em 2010, será preciso ver com sinceridade o que realmente sente e quer para a sua vida afectiva. Após esta clarificação, os filhos e tudo o que envolva o lar poderão estar no centro das suas prioridades. Para quem procura um compromisso, analise se está feliz sozinho ou se pretende um amor, pois a responsabilidade sobre a sua vida amorosa é tanto sua como da cara-metade pelo que é importante o diálogo e o ajuste permanente de opiniões como uma conquista da harmonia familiar.
Não se deverá envolver com qualquer pessoa só para mostrar aos outros.

Personalidade: Serão notáveis as transformações na sua postura e forma de encarar a vida. Dê uma oportunidade a si mesmo de aspirar o sucesso e o bem-estar físico e emocional. Proteja-se de quem o possa manipular e impedir de crescer.

Profissão: Este ano terá um conjunto de oportunidades para lhe mostrar. Os caminhos estarão à sua frente e terá de fazer opções nas quais acredita. Valorize o seu talento e faça um percurso financeiro ascendente sobretudo a partir do Verão.

Sorte: É um ano de muita prosperidade quer em termos emocionais, quer profissionais. Acredite mais nas suas capacidades, está no bom caminho!

Saúde: A educação para a saúde irá passar a fazer parte da sua vida e das suas prioridades ao longo deste ano. Cultive esta ideia.


Leão
Simbologia: O Trevo

Amor: O ano começerá com mudanças amorosas, mesmo para quem pensa ter uma relação estável, já que esta poderá ruir a qualquer momento se não ocorrer uma progressão no casal. A falta de planos futuros poderá conduzir a sua união para a rotina. Questione o que não está clarificado e tente dar um novo rumo à sua vida e aproveitar as crises como um mote para o amadurecimento. Não aceite aquilo em que já não acredita e que se repete infinitamente, mesmo que isso passe por uma ruptura. Para quem está só, o ano exige-lhe uma capacidade de ponderação e de selecção mais detalhada das pessoas com quem se envolve, sob pena de ser um momento pouco feliz e duradouro.

Personalidade:
Estará mais exposto a exigências com as quais não contava, mas que não pode negar. Aceite as oportunidades da vida e trace um novo rumo para si. A maturidade será um imperativo a conquistar.

Profissão: Conhecerá novos desafios profissionais e uma necessidade de se dedicar mais ao trabalho e de recuperar o tempo perdido. Não deixe que a sua vida emocional o impeça de ascender profissionalmente e de demarcar as suas posições, pois o prejuízo será para si. De um modo geral, estará protegido no dinheiro e nas ambições profissionais, mas não mude a sua direcção ao longo do ano, pois poderá comprometer o que conquistou.

Sorte: Aproveite o que a vida lhe dá e não vire as costas á sorte com teimosias e fantasias que não o ajudarão a evoluir. A sua independência poderá estar nos planos para este ano.

Saúde: Será um ano de muita energia, vitalidade e de auto-conhecimento. Cultive a paz interior como uma forma de equilíbrio físico e emocional.


Virgem
Simbologia: Os livros

Amor: Este ano será muito importante para definir a sua vida conjugal. Terá de fazer uma opção de futuro, pelo que a ponderação é um bom trunfo. Para quem está só, deverá pensar se deseja manter-se assim, pois caso contrário, terá de dar uma oportunidade a si mesmo para que o romance aconteça. Viverá grandes oportunidades de envolvimento na Primavera.

Personalidade: É natural que se sinta desgastado em manter a mesma postura e de arrastar características com as quais já não se identifica. Cultive a humildade num novo tempo e surpreenda-se com a aceitação dos outros.

Profissão: O estudo e o contacto com o conhecimento serão os grandes requisitos para ascender este ano. Prevê-se uma oportunidade de liderança até ao final de Setembro. As finanças irão conhecer alguma estabilidade e oportunidade de fazer novos planos.

Sorte: A sua mente deverá adaptar-se a um conjunto de desafios que lhe vão surgir. Não deixe perder as oportunidades. Controle a teimosia, pois será um ano de ouro para a sua carreira.

Saúde: O exercício físico e um regime alimentar equilibrado serão o mote para a criação de novos hábitos de vida. Vigie o seu coração.


Balança
Simbologia: O Urso

Amor: Este símbolo exige-lhe descrição e procura de mais confiança na sua vida amorosa. É fundamental que aprenda a guardar segredo acerca das suas conquistas pessoais e a partilhar o que sente com quem precisa desses estímulos. Este ano estará mais vigiado e debaixo da curiosidade dos outros. Mesmo para quem está só, é a descrição que o levará ao amor e a uma relação estável. Os planos são do casal e não devem receber as interferências do exterior. Depois de algumas dúvidas, sentir-se-à mais seguro e capaz de direccionar a sua vida para o que sente.

Personalidade: Por muito que tente resistir, a sua personalidade vai conhecer alterações profundas, a ponto de passar a encarar a vida e os outros de uma forma mais interessante e afectuosa.

Profissão: Este será um ano com muitas facilidades, sobretudo se fizer boas escolhas e contactos. Não alimente medos e comentários de terceiros. Concentre-se na sua vida e nos lucros que ambiciona.

Sorte: Terá muitas escolhas, pelo que deverá ponderar bem quais as melhores opções. Confie na sua intuição, pois é de si que partirá o sucesso.

Saúde: Será um ano pautado pela determinação e pelo esclarecimento pessoal, pelo que facilmente encontrará o desejado equilíbrio. A sua saúde depende de gestos diários.


Escorpião
Simbologia: A cobra

Amor: Este ano será “uma prova de fogo” para a sua relação. Viverá algumas tensões logo no início de Janeiro motivadas pelo ciúme e pela posse. Ultrapasse esta situação com frieza, com reserva pessoal e com sentimentos verdadeiros. Para quem está só, o compromisso irá colocá-lo em conflito pelo que terá de analisar bem a sua predisposição para um romance duradouro. Evite envolvimentos com pessoas comprometidas. Não deixe que duvidem de si e seja o primeiro a mostrar essa confiança.

Personalidade: A sua resistência a uma mudança poderá dificultar a aquisição das alegrias que deseja. Seja mais flexível e capaz de viver num ambiente mais tranquilo.

Profissão: O seu sucesso está dependente da capacidade de se abstrair dos problemas que lhe tentem causar, pelo que deverá fazer alguns distanciamentos e agir com racionalidade. Não diga tudo o que pensa, sobretudo a quem não o entende. A paz está prevista para o meio do ano.

Sorte: Será um ano exigente e em que terá de sentir o que faz para que se possa defender com classe. Reaja ao que lhe tentam fazer, pois essa será a sua vitória.

Saúde: Não descure o seu sistema nervoso, pois essa é uma garantia de que está a cultivar hábitos de vida saudável e mais adequados ás suas capacidades.


Sagitário

Simbologia: A rocha e a montanha

Amor: O ano será marcado pela sua determinação e capacidade de superar os obstáculos, pois a sua união ficará mais sólida com estas provas. O aumento da família ou os casamentos estão favorecidos para o final do ano. Para quem está só, deverá entrar mais dentro de si e encontrar a sua verdade interior. Não se deixe levar pelas sugestões de terceiros e, o amor vai mesmo acontecer!

Personalidade: O ano de 2010 será importante para si e para ajustar a sua personalidade aos contextos em que participa. Revelará mais firmeza, convicção e entusiasmo. Seja assertivo e não deixe de lutar pelo que acredita.

Profissão: Será um ano do tudo ou nada, pelo que deverá fazer escolhas conscientes e apurar a sua intuição. Se lutar por um objectivo, seguramente que o conquistará, se esperar que o façam por si, não passará de promessas. Trabalhe com afinco e determinação, pois a escalada é difícil, mas entusiasmante.

Sorte: A sua sorte dependerá da resistência aos imprevistos. Persista naquilo em que acredita e não se deixe levar por pessoas mal intencionadas e influentes. Saberá muito bem onde está o sucesso e como o alcançar.

Saúde: Poderá sentir algumas alterações no seu organismo que poderão requerer consultas de rotina sem gravidade, mas com alguma exigência. Aprenda a olhar mais por si.


Capricórnio

Simbologia: O Rato

Amor: Ao longo deste ano compreenderá a importância de descobrir a sintonia entre os parceiros, o quão é fundamental a compreensão, o diálogo e os compromissos. Desta forma, iniciará um tempo de mudança pessoal com reflexos na sua vida familiar. De um modo geral, saberá muito bem como e quando deverá agir. Para quem está só, o ano reserva-lhe descobertas e o contacto com pessoas novas que lhe poderão trazer momentos inspiradores.

Personalidade: É natural que detecte diferenças na sua forma de estar e de pensar, o que irá perdurar ao longo do ano. Aceite o desafio da mudança em prol de uma maior libertação interior. Quem ama agradecerá a sua transformação.

Profissão:
Este será um ano para aprender a esperar os resultados da sua luta e para reconhecer que pode ter tudo o que deseja, mas não mesmo tempo. Viverá tempos de exigência com avanços e obstáculos que terá de superar, sobretudo em Agosto. As finanças poderão conhecer alterações e dar-lhe alguma instabilidade. É uma boa oportunidade para fazer poupanças e para não gastar mais do que tem. Evite os créditos este ano.

Sorte: A sua sorte irá proteger-lhe a razão e a ponderação para que consiga corrigir os erros e dar um novo sentido ás suas actuações. O amor será um pilar importante na sua vida, mais do que o materialismo.

Saúde: Cuidar do seu corpo é não descurar exames de rotina e praticar diariamente hábitos saudáveis como uma alimentação correcta e a prática de desporto. Reduza os consumos excessivos de doces, álccol e tabaco.


Aquário

Simbologia: O Cão

Amor: Este será um ano para mostrar confiança e lealdade em troca delas. A sua relação precisará de um novo alento e de um sentido de aventura, sob pena de resvalar para as crises conjugais. Mostre que deseja construir o futuro com quem ama e cultive esses gestos no quotidiano. Para quem está só, terá de escolher entre a aventura fácil e a relação que vem para ficar e para ser desenvolvida em conjunto. Terá o amor aos seus pés, é preciso é não o pisar! A sua plenitude será mais evidente a partir de Julho.

Personalidade: Ao longo do ano terá muitos sinais que lhe exigirão uma mudança de atitude, sobretudo no que se refere ao respeito pelos outros e à necessidade de se sentir protegido. Dê para que possa receber, pois o egoísmo não o levará a bom porto.

Profissão: O trabalho em equipa e a necessidade de fazer cedências naquelas ideias que pareciam capazes de mudar o mundo, serão os grandes desafios para o seu sucesso profissional. Terá mesmo de aprender a ser flexível e a ouvir os outros. A liderança não será uma realidade para este ano em que terá de mostrar o que vale e as suas reais potencialidades. No dinheiro, não terá problemas de maior, mas controle-se.

Sorte: O ano irá colocá-lo à prova em tudo o que envolva sensações e relações interpessoais, pelo que deverá esforçar-se para corresponder aos outros, pois o benefício será para si.

Saúde:
Muitos dos seus problemas de saúde estão ligados a uma vida emocional inconstante, pelo que ganhará mais vida e alegria com sensações e emoções fortes! Cuide de si com carinho.


Peixes
Simbologia: As alianças

Amor: Por entre algumas discussões e momentos de dúvida acerca do que sente, o ano irá mostrar-lhe mês após mês, a importância de uma união para uma vida mais estável e feliz. É provável que muitos casais iniciem uma nova vida e que rompam com o passado em prol de sonhos, de novos conhecimentos com pessoas mais adequadas à sua personalidade e ambição. Tal como muitos serão os que acreditam no seu casamento e na necessidade de alterar rotinas. Um filho, uma mudança de casa ou novos desafios conjuntos poderão remediar um casamento. Para quem está só, o ano será mesmo de casamento ou de uniões que impliquem compromissos duradouros.

Personalidade: Este ano irá sentir uma forte necessidade de lutar contra a apatia e de planear novos objectivos para si e para a sua vida. Sentirá mudanças profundas na sua personalidade e novas formas de encarar os que o rodeiam. Aceite alterar o que o faz sofrer.

Profissão:
Ao longo deste ano irá perceber que é através do trabalho em equipa que terá reconhecimento profissional. As intrigas, as desconfianças e a vaidade são apenas formas de camuflar medos. Alguns nativos poderão idealizar uma mudança de profissão, a criação de uma sociedade ou a melhoria das condições do seu posto de trabalho actual. Aceite um destes desafios com a certeza de que aposta nas pessoas honestas. O dinheiro deverá ser muito bem gerido este ano.

Sorte:
Estão protegidas as mudanças aos vários níveis, pelo que terá de fazer opções rigorosas e exigentes. Não alimente causas perdidas e vá em frente nos seus sonhos!

Saúde: Poderá sentir alguns episódios depressivos intercalados com cenários de euforia motivados pelas alterações bruscas que viverá. Não tema estes sintomas, pois eles são um reflexo do que está a acontecer no seu mundo interior e passarão com atitudes!


A TIMIDEZ


Uma pessoa tímida é aquela que se sente inibida de interagir em diversas situações, em que se incluem as relações interpessoais e familiares.

O sujeito sente embaraço e desconforto perante cenários em que se sente confrontado com algo que o assusta, com situações com as quais está pouco familiarizado e mostra pouca energia e interesse em interagir com os outros, guardando para si o que pensa e sente.

De um modo geral, a pessoa tímida está permanentemente preocupada com as reacções dos outros e com as suas pelo que se retrai, a ponto de sentir problemas em termos sociais e profissionais e uma redução na sua qualidade de vida, sobretudo pela falta de prazer e motivação em participar nas actividades que envolvam outras pessoas.

Frequentemente os seus objectivos não são cumpridos porque ao delineá-los, pondera logo a interacção com os outros e pode desistir com facilidade pois a falta de coragem acaba por superar a força interior. É recorrente que pensem e que não apliquem os seus ideais, o que aumenta a timidez, a vergonha e a frustração.

Ao tomar consciência da sua timidez e ao querer superá-la o indivíduo ganha mais riqueza intelectual e interior proveniente das relações com os outros, já que esse é um dos principais propósitos dos relacionamentos. Ainda assim, grande parte das pessoas tímidas acreditam no contrário, o que as isola e as faz planear a vida sozinhos, onde os outros não têm entrada, o que se poderá tornar patológico em casos extremos.

A timidez não é considerada como um transtorno psicológico, muito embora algumas terapias possam ajudar a combatê-la. Refira-se que todos os seres humanos são afectados pela timidez ao longo da vida nas diversas participações e exigências, simplesmente conseguem ultrapassá-la após ganharem confiança; o que acontece ao fim de algum tempo, como por exemplo após perceber que não existe um problema real e que se pode descontrair.

Nestes casos, a timidez funciona como um regulador social que permite avaliar previamente a situação antes de agir ou como uma forma de cumprir as normativas de cada contexto em que se participa. Geralmente a timidez é uma defesa para controlar emoções em situações novas e para manter a “etiqueta” até que possa libertar-se.

Ao mesmo tempo, a timidez pode ser superada com pequenos desafios em que a pessoa se sinta confortável e que lhe pode servir de suporte para as que se sente menos preparado. Nas apresentações de temas, trabalhos, palestras ou convívios em que mal se conhece o grupo-alvo isto pode acontecer e ser ultrapassado em minutos, já que existem técnicas para o efeito. Refira-se ainda que, desistir por timidez não é uma solução, pois tudo se ultrapassa com a acção e existem ajudas que fazem uma grande diferença.

Importa então diferenciar a timidez: a situacional que é quando a inibição se manifesta em situações específicas, como por exemplo vergonha de falar em público e a timidez crónica que se manifesta em todas as situações sociais. Estas pessoas têm dificuldade em fazer amigos, em falar com estranhos e de todas as situações que envolvam uma exposição pessoal.

Segundo Philip Zimbardo, deve acrescentar-se outro tipo de timidez em que o indivíduo faz a sua vida diária com os outros, mas prefere estar só; falar consigo mesmo e alimentar os seus pensamentos sem a interferência dos outros.

Estas pessoas gostam mais de objectos do que de estar com pessoas e sentem-se confortáveis nesse isolamento social. Estas pessoas são introvertidas e sofrem de uma ansiedade silenciosa e muitas vezes inexplicável.

De um modo geral a timidez está associada a acontecimentos passados e a situações em que o sujeito não teve os resultados pretendidos. Os tímidos podem apresentar alguma fobia social e quando se auto-avaliam, consideram-se pouco interessantes e com a sensação de que os outros não gostam de si.

Efectivamente as crianças tímidas, ao não conseguirem ultrapassar esse problema, serão adultos tímidos, ainda que esse facto não constitua uma “condenação”, muito embora estudos na matéria caracterizem a timidez como uma predisposição genética que, tal como outras precisa de uma intervenção. De um modo geral, a timidez na criança é uma consequência da vergonha de algo.

Os pais tímidos, situações que humilhem a criança, a agressão, o abandono e outras situações que comprometam a auto-estima do sujeito podem ser a base da timidez na maioria dos casos. A frieza dos pais, a pouca capacidade de expressar afectos, uma situação de divórcio mal esclarecida e envolta em problemas familiares pode facilmente conduzir à timidez, tal como a não aceitação de si mesmo.

Na adolescência a timidez pode assumir proporções sérias e preocupantes ao nível do isolamento social e da dificuldade em estabelecer objectivos pessoais e profissionais devido a este obstáculo.

Na idade adulta é desejável que este quadro se altere sob pena do sujeito precisar de um acompanhamento para o que já poderá ser um transtorno mental.

Os estudos recentes apontam algumas causas físicas ligadas à timidez que, ao serem futuramente controladas, poderão constituir uma forma de tratamento eficaz. Esta é uma esperança que poderá acrescentar as técnicas actuais que nem sempre são suficientes. Note-se que, alguns investigadores associam problemas respiratórios e ao nível das amígdalas como desencadeadores da timidez.

Para a psicologia a timidez tem tratamento através da aquisição de técnicas de ajuda que permitam que a pessoa tímida encare a imagem que tem de si mesma e dos outros. É tudo uma questão de procurar algo que possa melhorar a qualidade de vida e a sua participação no mundo como merece.



UM POUCO SOBRE MIM...



TT feat Nuno Guerreiro - Vem Cá (ao vivo)


COMO ME SINTO HOJE...





Hoje corre dentro de mim um verdadeiro oceano de lágrimas e um profundo abismo de dor.


Hoje só me apetecia não existir, não estar, não ser... para quê?





A vida no fundo não faz sentido, a minha não faz, não a consigo encontrar, sei que a perdi, foi arrastada pela torrente de dor constante que me persegue incessantemente, qual matilha de lobos esfomeados por carne fresca da presa mais fácil, porque não lhes pode escapar, não pode fugir... e por isso esperam, vêm devagarinho, não têm pressa, para quê?
Eu estou cá e por mais que faça e me esforce, não lhes consigo escapar.


E sinto em carne viva cada dentada, cada jorro de sangue que da minha alma já tão maltratada ainda sai, do meu coração tão dorido que ainda sente... mais valia que não, que já nada dele restasse, que como prova só estivesse um buraco negro e sem fundo, como a minha vida...


Ás vezes questiono - me, continuar para quê? 


Qual o sentido, o propósito? 
Sofrer mais? Bela perspectiva de vida! (sim, é para ler com sarcasmo extremo).

Já nem de vida se fala, é só sobrevivência, e mesmo esta nem sempre vale a pena, nem sempre tem justificação. A minha não tem, parece-me...tenho a certeza.



Sou uma "embalagem com defeito", dependente, que só dá trabalho aos outros, que os impede de viver a vida que lhes estava destinada, que lhes suga o tempo, as energias, os recursos, tudo...





Sou uma egoísta, por minha causa a vida de tanta gente teve de mudar, adaptar-se, destruí os sonhos a todos aqueles e aquelas que de mim estavam próximos...e continuo a fazê-lo.
No fundo, obriguei pessoas a ficarem dependentes de mim, do que me aconteceu, da minha limitação...não, da minha deficiência!! É isso mesmo, da minha deficiência!!



DA MINHA PERDA DE INDEPENDÊNCIA, DE NÃO MAIS SABER QUEM SOU...


É isso, essa palavra com todo o seu conteúdo que me esmaga, me destrói, me aniquila, me retira as forças quando delas mais preciso, me impede de sentir humana, mulher, viva...



Sou um farrapo...
Nada sou...
Nada sinto...

Jason Mraz and Colbie Callet singing Lucky

Caçador de Sóis - Ala dos Namorados