sábado, 10 de outubro de 2009

"ARRISCAR..."


Há pessoas
que nunca se interrogam
sobre o que se avista
do alto de uma montanha
ou sobre se é possível
lançar o disco
a 100 metros de distância
Essas pessoas nunca arriscam...

Há pessoas
que nunca perguntam
qual é a causa da pobreza
ou porque é que as outras pessoas
parecem infelizes
Essas pessoas nunca arriscam...

Há pessoas que nunca tentam
modificar o que está mal
ou modificar-se
a si próprias.
Essas pessoas nunca arriscam...

Há pessoas que nunca sonham
com um mundo mais justo
nem com a liberdade e a paz.
Essas pessoas nunca arriscam...

Felizmente que
algumas pessoas
são capazes de arriscar.


Leif Kristiansson
In blogue: http://bruaa-editora.blogspot.com/2009/06/arriscar.html


ESCOLHER FAZER






Tu podes fazer tudo. Podes, mas não deves. Há coisas que podes fazer, mas que te vão deixar triste. Há coisas que podes fazer e que te vão deixar descentrada, sem energia, infeliz, sorumbática, azeda, nervosa, expectante, maquiavélica. Podes fazer tanta coisa...A minha pergunta é: «Escolhes fazer isso? É a tua escolha?»


Uma coisa é poder fazer, outra coisa é escolher fazer. Tu podes fazer tudo o que está ao teu alcance e dos teus. Tudo. Mas nem tudo o que podes fazer te devolve o sentido do teu ser inteiro. Não estás inteira quando fazes certas coisas.


O homem utiliza a matéria para lhe devolver o eu. Por isso é tão importante escolher a partir do que tu és. Quando fazes algo que se coaduna com o que tu és, ou com o que anseias ser - porque o ser também se pode ir construindo através de acções que o devolvem inteiro -, ficas centrada, inteira, íntegra. Ficas tu em toda a tua plenitude.


Quando escolhes não fazer algo que podes fazer, mesmo perdendo bens materiais com isso, só porque isso não te devolve o teu eu, ficas mais inteira, mais forte e mais convicta. Logo a seguir podes notar que, por teres escolhido não fazer algo, terás a oportunidade de escolher fazer uma outra coisa que, essa sim, te devolve a tua identidade em toda a sua plenitude.


Esse é o descanso do céu. É quando nós descansamos. É quando paramos um pouco e percebemos que valeu a pena tanta aflição, tanto desespero para tentar levar a pessoa a voltar a pisar o seu próprio caminho. É nesta altura que poderemos ver mais uma alma a iluminar todos os cantos da terra.


A Alma Iluminada, Alexandra Solnado

As mais recentes de moi,,,