sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Tentar...



Prós erros há perdão;
Prós fracassos, tentativas;
Prós amores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar um coração ou economizar alma.
Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.
Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar...


Luiz Fernando Veríssimo

Adeus



Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas, gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas em esperas inúteis.


Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas: quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava. Acreditava, porque ao teu lado todas as coisas eram possíveis.


Mas isso era no tempo dos segredos, era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor, já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus.

Eugénio de Andrade

As palavras que te envio são interditas


As palavras que te envio são interditas
até, meu amor, pelo halo das searas;
se alguma regressasse, nem já reconhecia o teu nome nas suas curvas claras.
Dói-me esta água, este ar que se respira, dói-me esta solidão de pedra escura,
estas mãos nocturnas onde aperto os meus dias quebrados na cintura.
E a noite cresce apaixonadamente.


Nas suas margens nuas, desoladas,cada homem tem apenas para dar
um horizonte de cidades bombardeadas.


Eugénio de Andrade

domingo, 4 de novembro de 2007

Aqui estou eu, linda e maravilhosa, 1 ano antes da minha "PRENDA ESPECIAL"...


Ora aqui estou eu linda e maravilhosa, há mais de um ano atrás.
Tantos sorrisos, tanta felicidade, tanto coração leve! O mundo era um local bom para estar, a vida corria bem, havia todo um caminho de possibilidades pela frente.
Tanto espírito, tanta garra, tanta coragem,tanta vontade de ir em frente, de enfrentar o desconhecido, os desafios, de vencer tudo, de ultrapassar qualquer obstáculo. Tanta força de viver... Que saudades do bater do coração, da adrenalina a correr a toda a velocidade... Que saudades destes tempos e desta vida... Que saudades de mim... Que saudades das minhas pernas, de andar autonoma e independentemente!!! Ir para onde quero, quando quero, como quero. Andar a pé sempre foi uma paixão minha... e agora...


Posso parecer saudosista,mas é que depois do que me aconteceu em Novembro/2006 (podem inteirar-se nuns artigos lá atrás, do dia 06/Outubro), agora, e para ajudar à festa (como se diz no Ribatejo, o meu saudoso Ribatejo), parti uma perna!
Agora que as coisas estavam finalmente a correr bem, a fisioterapia estava a dar frutos, o meu horizonte estava a ficar um pouco menos carregado, aconteceu isto. Até parece de propósito!


Por vezes questiono-me: - Será que as coisas acontecem por acaso? Será que têm mesmo que acontecer a determinadas pessoas? E porquê eu? Já devia ter bastado o que me aconteceu anteriormente, já foi suficientemente violento, debelitante, já me fez perder a independência sobre mim própria, sobre o meu corpo, sobre a minha privacidade. É um autêntico inferno na terra... ah-ah-ah (embora sem piada nenhuma, believe it!). Ás vezes parece-me que uma qualquer entidade celestial (não é por serem celestiais que são boazinhas.... nem por isso, podem bem ser muito mázinhas) ou demoníaca, ou outra, sei lá, anda a gozar comigo a toda a força. Parece que lá por cima devo ser um elemento muito solicitado de humor negro, devo fazer um sucesso nas matinés de Domingo!! Se calhar devia-me inscrever no sindicato dos artistas!


Parece mesmo de propósito só para estragar tudo, para me fazer perder a esperança que com tanto trabalho conquistei ao longo destes quase 12 meses, para me fazer entrar de novo no desespero em que estava há pouco tempo atrás, na desesperança, na angústia profunda, no escuro que pouco a pouco fui afastando com trabalho meu e muita ajuda do meu terapeuta a quem só posso agradecer (tanta paciência tem ele tido!!) e com quem sei que vou continuar a poder contar. Obrigada Tiago!!


Neste momento tenho uma perna (ainda por cima a direita, a perna mais funcional depois da lesão medular) muito inchada, com três "lindos" cortes de diferentes tamanhos, unidos pelos belos dos nossos amigos,os agrafes. A partir de agora, a ver vamos, pois estou com esperança de voltar à minha fisio e retomar os progressos que felizmente se estavam a notar ultimamente.


Só posso dizer que estou com cada vez mais saudades de mim, das minhas pernas e pés, do movimento de andar, da sensação, da vizualização de tudo junto. Tenho muitas, muitas, muitas, muitas saudades de andar por mim, só.
O meu coração sangra profusamente.... acreditem....

Porque será que as pessoas não gostam da chuva??


Por que será que as pessoas não gostam da chuva?
Principalmente nos feriados e domingos. A chuva traz paz para quem tem paz, reflexão para quem tem coragem e prazer em ouvir os próprios pensamentos. É fácil e costumeiro procurar e vivenciar o efêmero no exterior, enquanto a felicidade imperecível aguarda para ser descoberta dentro da alma.
É o centro comercial, o cinema, o futebol, a novela, os amigos, o passeio e o flirt, mas poucos dedicam uma hora por semana para ouvirem os clamores dos pensamentos, o silêncio da alma.
Os suspiros desacalentados anseiam pelo exterior. Os pulmões soluçam apaixonados pelo apego à matéria e à emoção. Os olhos do rosto procuram as janelas, enquanto a enxurrada empurra o lixo para os esgotos mais próximos.
Nada contra o exterior, ele é necessário e é com ele que pagamos as nossas justas prestações. Mas a prioridade do culto ao vazio, o rolo compressor das futilidades, relega a consciência ao terceiro plano. O encontro consigo é evitado ao extremo, muitas vezes através da droga lícita ou ilícita.
Os relacionamentos evitam olhos nos olhos, coração no coração e procuram o teclado e o vídeo, tão necessários e tão stressantes.
O afeto é substituído pelo sexo, ou melhor, pela pornografia aberrante que não satisfaz nem ao corpo.
A amizade é trocada pelo interesse momentâneo, o namoro tranquilo, pela "ficação" imoral e patológica que desgraça muitas vidas e famílias pelas doenças e pelas relações ilícitas.
A palavra foi trocada pelo contrato, pois não existe mais confiança, mas somente a lei e a vantagem do "esperto".
Olhando pela janela da vida vejo o desinteresse panorâmico das pessoas pela alma (a consciência). Empurra-se a vida com a barriga e sem esperanças ou opta-se pela luta insana, o sucesso e prestígio social, enquanto se aguarda a aproximação do vazio e depressão da meia idade, cada vez mais comuns e tão presentes nos nossos jovens.
Planeia-se fazer o bem e a caridade quando se acumular um milhão de euros, ou o enfarte chegar, ou a reforma tão "próspera" e a saúde já estiver a cair aos pedaços, enquanto nos fartamos do medíocre e do vazio na velocidade de "curtir a vida" intensamente. As pessoas ostentam os seus copos cheios, enquanto sorriem nas festas, bares e boates, procurando adiar ao máximo a volta para a solidão sofrível de seus lares opacos.
- Mas, ah, que bom, amanhã é domingo!
- Mas, ah, que ódio, está a chover! - Não aguento ter que ficar só comigo mesmo, pois eu não me suporto, não quero ouvir os meus pensamentos.
Eu ligo a TV sem graça ou ligo o som bem alto, tentando abafar os sentimentos na panela de pressão do coração. Seu rosto sorri, mas a sua alma clama por liberdade.
O salário é razoável, mas o sentimento abafado chora. - Não quero saber, eu sou forte! É claro que não é forte. Além do mais é cobarde. Seja ele ou ela, são "machões" da vida. Aquele que enfrenta os obstáculos e galga as promoções do status social. Aquele que "vence" sem qualquer qualidade de vida, embora tenha dinheiro. Não curva os joelhos ou derrama lágrimas, pois é "forte" e deseja o "sucesso". Quanto mais afastado da consciência, mais doloroso é encará-la.
Depois as pessoas perguntam-se: Porquê tanta dor, tanta violência, tanto stresse e, concluindo, tanta infelicidade?
Quando houver sol, sorria!Quando houver estrelas, namore!Quando chover, agradeça!Mas nunca renegue a sua consciência!Pense, estude, leia mais e se espiritualize. Cumprimente, sorria, olhe nos olhos, peça desculpas e agradeça. O poder da felicidade está nas pequenas coisas e a felicidade plena só é encontrada dentro de sua consciência.

Os Anjos no nosso caminho





A cada anjo da sua criação, Deus no seu infinito amor atribuiu-lhes uma missão especial, conheça um pouco sobre as missões dos anjos de Deus.

Anjos da guarda
Todos nós temos um anjo que nos guarda e guia nesta encarnação, esse anjo acompanha-nos desde o nosso nascimento até a nossa morte, e esta sempre presente até nas horas mais difíceis da nossa vida. Este companheiro especial tem como missão nos guardar em todos os nossos caminhos é o nosso anjo da guarda.

Anjos Anunciadores
Os anjos anunciadores têm como missão transmitir mensagens, são estes anjos que funcionam como canal de conexão entre nós e outros anjos. Eles prestam-nos ajuda, através da nossa intuição.

Anjos Guias Espirituais
São os anjos que guiam a nossa evolução espiritual, ajudando-nos a encontrar as respostas para as nossas dúvidas.

Anjos Incentivadores
São os anjos que nos indicam o melhor caminho a seguir, ajudam-nos na hora das mudanças.

Anjos Curadores
São os anjos que nos ajudam na cura de alguma doença através do poder do pensamento positivo. Eles actuam transformando as energias negativas em positivas.

Anjos Salvadores
São os anjos que nos auxiliam quando estamos com ideias de fazer algo de negativo, ou quando estamos numa situação de perigo, estes anjos agem rapidamente, devemos portanto pedir sempre a protecção amorosa destes anjos.

Anjos da Diversão
Estes anjos encontram-se geralmente entre as crianças, não só pela sua inocência mas também porque as crianças vivem a brincar.

Anjos psicológicos
Estes anjos nos auxiliam através de boas ideias e da inspiração.
Anjos da Paz
Estes anjos nos ajudam a ter paz e equilíbrio interior, auxiliam-nos a ultrapassar a angústia e sofrimentos, trazendo-nos alívio emocional.

Anjos Musas
São os anjos que trazem criatividade e inspiração. Ajudam-nos dando-nos aquela ideia que de repente ajuda na hora certa.

Anjos Pacificadores
São os anjos que eliminam as nossas emoções negativas, angustias, preocupações e ansiedades.

Anjos Co-Pilotos
São os anjos que ajudam a resolver os nossos problemas, orientando-nos da melhor maneira.

Anjos Transformadores
São os anjos que nos ajudam quando precisamos de fazer grandes mudanças na nossa vida.

Anjos Engenheiros dos Milagres.
São os anjos que nos fortalecem a fé que necessitamos manter acesa para ultrapassar ou conquistar situações ou coisas impossíveis.

Anjos do júbilo
São os anjos que nos ajudam a manter a alegria de viver, elevando o nosso humor, ajudam-nos a encontrar a felicidade e a viver sempre jovens por dentro.

Anjos da Felicidade
São os anjos que de forma inesperada nos trazem momentos de verdadeira felicidade.

Você quer ser mais feliz???




Você quer ser mais feliz?
A vida é realmente muito dura, quase ninguém vem a este mundo a passeio. A maioria vem a trabalho. E trabalho significa mudar as coisas. Coisas que não estão certas, coisas que queremos que sejam melhores para nós e para os outros. Mas não adianta tentar consertar o mundo, e sim a nós mesmos. Se conseguirmos corrigir em nós as coisas que sabemos que estão erradas já teremos cumprido uma importante tarefa.Temos que alimentar os nossos sonhos...
Devemos sempre sonhar com coisas melhores, coisas que desejamos realizar. Sonhar e agir. Sem acção os sonhos acabam por morrer por inanição. Dentro de si há toda a força que precisa para fazer tudo o que quer na vida. Essa força pode estar muito escondida, mas ela esta lá, esperando que você a descubra...
Espero que você tenha decidido dar uma volta na sua vida!
Então?
Claro!
Comece por limpar da sua mente os maus pensamentos. Faça um "delete" em tudo o que não presta dentro de você.Sim, faça uma limpeza mesmo! Arraste tudo para o lixo... A tristeza, o medo, o pessimismo (esse, então, nem se fala)e tudo mais que você considerar negativo e depressivo.
Trate de ter pensamentos positivos. Você quer fazer a sua vida ou quer que a vida lhe dê a felicidade como uma benção, de presente?A felicidade geralmente tem que ser conquistada, mesmo que para isso tenhamos que sofrer, chorar, passar por momentos difíceis. Mas tudo isso acaba e só não consegue ser feliz quem não tenta ou quem pára de tentar. Você quer parar de tentar já?Se não quer, terá toda a vida pela frente para conquistar a sua felicidade...
E o que é a felicidade?
Bem, para mim é amar a vida, amar a si próprio, amar e respeitar as pessoas que você gosta como a você mesmo. Mas você é e sempre será seu melhor amigo. Por isso, desde já faça por você tudo aquilo que faria pela pessoa mais querida.Felicidade é compreender que recebemos essa existência para aprender e não para exigir. A nossa evolução depende das atitudes que tomamos diante de cada acontecimento.
A força em nos ajustarmos às leis da vida permite que alcancemos a transformação que nos conduz à felicidade. Ela está no próprio caminho e não na chegada, pois ela é dinâmica não estática.Felicidade é um estado de espírito, independente de coisas materiais e de outras pessoas. Está na sua cabeça e nada nem ninguém a pode privar dela, apenas você mesmo! Portanto, mãos à obra... À obra de viver para fazer dos momentos a eternidade, amando e respeitando os nossos irmãos... Um dia de cada vez.
SEJA MUITO FELIZ !!!