quarta-feira, 1 de agosto de 2007

OS OPOSTOS




Deus é a harmonia entre todas as coisas.

Sempre que o homem desarmoniza, provoca o desequilíbrio, logo todo o universo se ocupa de tornar a pôr as coisas novamente nos seus lugares.

O universo apenas se pode expandir, evoluir, porque mantém a qualquer custo a sua harmonia, o equilíbrio entre os opostos.

A matéria é feita de opostos. Saúde/doença, riqueza/pobreza, bem/mal. Esses opostos deverão estar equilibrados, o homem vem à terra vicenciar os dois. Nem só um, nem só outro.

Cada vez que o ego do ser Humano escolhe um dos lados dos opostos, logo toda a força do universo se junta para lhe enviar o outro lado. Numa vida vivenciaste algo. Nesta vida irás viver o quê? O oposto. Para que a tua alma tenha as duas vivências. Quando, nesta vida, vives uma experiência, estás a fazer o quê? A receber o oposto de algo que a tua alma noutras vidas já viveu. Está agora a ser-te dado o oposto do que já viveste, para que sejam experienciados os dois opostos.

Quando, numa determinada altura, não aceitas uma experiência que o universo te propõe, cada vez irás atrair mais experiências semelhantes, cada vez mais fortes até que aceites, vivencies e estejas preparada para dar o assunto por encerrado.

Este Jesus Cristo Que Vos Fala, Livro 3/ A Era da Liberdade
Alexandra Solnado

OS ENGANOS




As pessoas vivem vidas inteiras de enganos. Acham que apanharam "o fio à meada" através do controle, deixando a vida previsível. Ora, a vida não é previsível nem tem de o ser. Se Deus vos colocou num mundo com problemas é porque Ele sabe que, tentando superar os obstáculos, vocês vão ficando mais inteligentes, mais evoluídos.

E se conseguirem conectar-se e resolver os assuntos com a vossa alma, ainda melhor. Deus colocou-vos problemas para vos ajudar a evoluir e o que é que vocês fazem? Activam o controle e passam a vida a arquitectar e a fazer estratégias para afastar os problemas, para evitá-los. Quem evita os problemas não evolui!

Vocês têm de enfrentar o vosso eterno medo da perda. Se considerarem que nada daí é vosso, que tudo é emprestado pela vida, nunca perderão nada e, assim, não irão necessitar de se defender tanto, de controlar tanto. O medo de perder gera controle e o controle gera frustração porque a vida bloqueia.

Para que a vida possa fluir, para que o vosso caminho se apresente, há que parar de controlar e observar a vida a trazer os seus sinais, a apresentar-se. Só que, para parar de controlar há que aprender a perder. A perda está directamente ligada à fluidez da vida, à felicidade. E é aqui que residem os enganos.

As pessoas pensam que, para serem felizes têm de ter, têm que ganhar, mas, na realidade, para se encontrarem, para se conectarem com o que são, têm de aprender a perder.
Quando este engano é revisto, quando a pessoa realmente compreende que o ganhar e o manter tem a ver com a auto-estima exterior (gostar de si pelo Ter e não pelo Ser), quando ela percebe que não é assim, tudo volta ao seu lugar e a pessoa começa então a trilhar o verdadeiro caminho da verdadeira felicidade.


Este Jesus Cristo Que Vos Fala, Livro 2
Alexandra Solnado

O AFECTO




Agora vou falar-te do afecto.


Os problemas afectivos da humanidade são provocados por um alto grau de voltagem cósmica. É como se uma imensidão de Iões e Protões (energéticos) se acumulassem dentro de vocês e provocassem um fenómeno difícil de controlar. O fenómeno da aero-vizinhança. Isto é, eu não consigo sentir nada sem que obrigue o meu vizinho a sentir também.

É difícil para a maioria das pessoas utilizar o sentimento individualmente. A maior parte das pessoas quer "dividir" o sentimento, quer "compartilhar", "explicar" o que sente.

E se eu te disser que o sentimento é para ser vivido sozinho? Que a solidão amplia e aprofunda o aprendizado do "eu" através do sentimento? Tudo o que tu "compartilhas", "divides" e "explicas" esvai-se, dissolve-se, compromete-se, pois a reacção do parceiro está sempre presente na história.

Todos falam em "felicidade a dois". Porque é que ninguém fala em "felicidade a um"? Porque ninguém pensa que deve ser feliz sozinho, ou triste sozinho, ou incomodado, ou carente sozinho?

Só a vivência pura, profunda e singular de uma emoção pode trazer ao de cima as mais sublimes revelações do "eu". Só ficando sozinho, sentindo sozinho, não tendo que compartilhar a emoção com ninguém, é que ela se exprime em toda a sua envolvência e maturidade, fazendo-nos crescer e sermos individuais.

Este Jesus Cristo que Vos Fala, Livro 1 / A Entrega
Alexandra Solnado

DEZ PASSOS PARA SE AMAR


1 - Parem com toda a crítica
- A crítica nunca muda coisa alguma. Recusem criticar-se.
Aceitem-se exatamente como vocês são. Todos mudam.
Quando vocês se criticam, suas mudanças são negativas.
Quando se aprovam, suas mudanças são positivas.


2 - Não se alarmem
- Parem de se aterrorizar com seus pensamentos.
Encontrem uma imagem mental que lhes dê prazer e
imediatamente desviem os seus pensamentos para algo agradável.


3 - Sejam gentis, bondosos e pacientes - tratem-se com paciência, gentileza
e bondade.
Tratem-se como fariam com alguém a quem amassem.


4 - Sejam gentis com sua mente.
Odiar-se é somente odiar os seus próprios pensamentos.
Mudem gentilmente os seus pensamentos para pensamentos mais amorosos.

5 - Elogiem-se.
A autocrítica deprime o espírito interior.
A exaltação o edifica.
Afirmem a vocês mesmos como é apropriado o que estão fazendo com tudo.


6 - Apoiem-se.
Aproximem-se dos amigos e permitam com que eles os ajudem.
Ser forte é pedir por ajuda quando mais precisam.


7 - Sejam amorosos com seus pontos negativos -
Reconheçam que os criaram para satisfazer uma necessidade.
Agora estão encontrando novas maneiras positivas de preencherem estas
necessidades.
Liberem os velhos padrões.


8 - Cuidem do seu corpo -
Aprendam sobre nutrição.
O que o seu corpo necessita para ter a energia e a vitalidade ideal?
Aprendam sobre exercícios.
Estimem o templo em que vocês vivem.


9 - Trabalho do Espelho
- Olhem dentro dos seus olhos freqüentemente.
Expressem o sentido crescente do amor que sentem por vocês mesmos.
Perdoem-se por tudo, enquanto se fitam no espelho.
Uma vez ao dia digam -
"Eu amo você" para vocês mesmos no espelho.


10- Façam-no Agora
- Não esperem até que vocês fiquem bem, percam peso ou recebam um novo
emprego.
Comecem agora, façam o melhor que puderem.

terça-feira, 31 de julho de 2007

O que Potencia e o que Prejudica a Sua Auto-Estima







Um bom grau de auto-estima é a base tanto da saúde física quanto da mental.
Ao valorizar e realçar suas qualidades e potenciais, o ser humano passa a ter mais aceitação de si mesmo e das outras pessoas, e desenvolve uma benéfica reação em cadeia.

Quando você consegue melhorar a imagem que você tem de si mesmo, sua vida passa a ter muito mais benefícios: As idéias sobre a missão de vida ficam mais claras e, consequentemente,
isso gera muito menos estresse e mais disposição para lidar com tensões e pressões.A visão que se tem da vida torna-se mais positiva e otimista, gerando mais independência e controle sobre as coisas. Há um desenvolvimento maior na capacidade de escutar as outras pessoas.

O equilíbrio emocional melhora e o indivíduo passa a desfrutar, de maneira mais prazerosa, tanto os momentos em que está em companhia de outras pessoas, quanto os momentos em que está sozinho.
A autoconfiança, o humor e a criatividade aumentam e transformam até mesmo o aspecto físico. Há mais disposição para os relacionamentos interpessoais e afetivos, aumentando a capacidade de expressar os sentimentos com liberdade e sinceridade e a predisposição para

oferecer e receber carinho e amor. Aquele que aceita e valoriza a si mesmo, com consciência de suas qualidades e defeitos está bem mais preparado para aceitar e valorizar os demais. Os benefícios da auto-estima geram felicidade. E é a felicidade que gera resultados, não o contrário.


O QUE PODE AMEAÇAR A SUA AUTO-ESTIMAMuitas pessoas não sabem como quererem bem a si mesmas e acabam por dar forças a inimigos internos que prejudicam a auto-estima.

Podemos encontrar cinco desses inimigos dentro de nós mesmos. São eles: InsegurançaÉ a falta de fé na própria capacidade, medo de tomar decisões e de errar e necessidade de controle.
Como reagir: Ter uma visão realista e positiva de seu potencial. Enfrentar novos desafios, tentar superar o medo e assumir responsabilidades para vencer os problemas.

Desconfiança, Dependência afetiva; perfeccionismo; medo de rejeição, de ser abandonado; submissão ou tendência à manipulação.
Como reagir:
Valorize suas relações interpessoais, tenha iniciativa para agir com independência, aceite situações difíceis.

Complexos, Imagem distorcida de si mesmo, de seus aspectos físicos ou de seu valor; sentimento de inferioridade ou de culpa.Como reagir:
Cuide de seu corpo e de sua mente.
Realce tire proveito dos seus pontos positivos, aprenda a olhar com carinho e respeito a si mesmo.

Timidez:
Medo das pessoas que pode variar entre uma timidez normal até uma fobia social.
Há a presença de muita ansiedade, necessidade de evitar relações e solidão.
Como reagir:
Aprenda a valorizar as pessoas e as relações, tome a iniciativa para conviver com as pessoas.


Pessimismo: Visão negativa da vida, sensação de frustração, desmotivação, falta de perseverança, apatia, medo de tomar decisões.
Como reagir:
Direcione a vida a objetivos valiosos, voltados aos sonhos e desejos de realização; simplifique a vida aprendendo que todo acontecimento traz experiências e ensinamentos que são altamente positivos.

Pastilha de Otimismo:
"Ter um objetivo que valha a pena
e cumpri-lo com firmeza e determinação é um dos segredos de uma vida digna de ser vivida".
Herbert Casson (1869-1951)