terça-feira, 26 de maio de 2009

Meditação Angelical


A prática da meditação é de um valor incalculável para todos aqueles que desejam avançar pelo caminho espiritual, pois ao aquietar nossa natureza inferior, nos permite manifestar os níveis superiores do nosso ser, os mesmos que nos comunicam e nos unificam com os planos mais elevados da existência, com os Anjos e com Deus.

O ideal é dispor de um lugar onde ninguém e nada nos incomode, um cantinho sagrado onde nosso espírito possa recolher-se em paz, isolado o máximo possível do mundo exterior.

Na verdadeira meditação , a atividade mental se reduz a níveis mínimos. Trata-se simplesmente de sentar sem fazer nada. É deixar a mente em branco, observando calmamente nossos movimentos, com atenção, mas sem interferir neles. Idéias e imagens virão a nossa mente, e do mesmo modo partirão para deixar lugar a outras. Não devemos nos preocupar com elas, pois a mente é como um espelho. Seu trabalho é refletir imagens, porém nós não somos essas imagens. Tampouco somos a mente. Esta é tão somente um instrumento do qual devemos nos servir. A meditação limpa esse espelho e afina esse instrumento, para que, por intermédio dele, possamos alcançar o mais elevado, possamos chegar à consciência do nosso Ser real, da unidade de todas as coisas, de Deus.

Meditar não é pensar, não é imaginar e não é visualizar. Todas essas atividades são úteis e cumprem uma função insubstituível no caminho espiritual, mas não são consideradas meditações.

Os Anjos conhecem a importância da meditação e por ela estão dispostos a nos ajudar. Os sete tópicos seguintes podem ser utilizados como guias:

1. Adaptar o ambiente. Reduzir a luz, talvez acendendo uma vela e um incenso, se sentimos que ele pode nos ajudar.

2. Sentarmos comodamente. Com as costas eretas, os pés descansando no chão e as mãos colocadas sobre as coxas.

3. Fazer um pedido mental aos Anjos, nosso irmãos mais velhos, para que nos protejam e nos ajudem na meditação que vamos iniciar. Esse pedido não pode ser verbalizado nem mentalmente. Um rápido pensamento será suficiente. Em seguida podemos visualizar os Anjos fazendo, com suas asas, um arco sobre nossa cabeça, envolvendo-nos totalmente, e formando uma verdadeira cadeia protetora sobre nós, pela frente, por trás, pelos lados e por baixo. Ao mesmo tempo, visualizamos os Anjos invocando à Luz que do alto desça até nós.

4. Uma vez estabelecida essa proteção angelical, devemos nos esquecer dela e nos concentrar, por um breve momento, outra vez em nossa respiração. Devemos contar sete ou nove ciclos respiratórios completos. Não é preciso tentar respirar de nenhum modo especial, não devemos fazer nada, apenas deixar que a respiração flua naturalmente.

5. Esse não fazer nada já significa estar meditando. Algumas pessoas obtêm bons resultados quando fixam mentalmente em algum ponto, mas na realidade, não precisamos fixar em absolutamente nada.

6. Quando sentirmos que o tempo se esgotou, voltamos a ficar conscientes do processo respiratório. Em seguida, devemos agradecer mentalmente aos Anjos por sua ajuda e proteção, e, em troca, oferecer-lhes nossa ajuda quando eles desejarem. A seguir moveremos ligeiramente os dedos dos pés, depois os das mãos, para finalmente podermos abrir os olhos dando a sessão por encerrada.

Os Anjos conhecem a importância da meditação e estarão sempre prontos a nos ajudar na sua realização. E aqueles que nos tenham auxiliado e protegido na primeira vez estarão ansiosos por fazê-lo de novo, estabelecendo com isso, entre eles e nós, uma relação muito forte, uma espécie de sociedade ou de espírito de equipe.

É a "Fraternidade dos Anjos e dos Homens".


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dê um bom exemplo


Sabe aquelas frase: 'Faça o que eu digo e não o que eu faço'?

Quantas pessoas se autonomeiam bons cidadãos e depois jogam lixo pela janela do carro? Vemos isso todos os dias.
E os pais que dizem aos filhos que não se deve roubar, ao mesmo tempo em que sonegam impostos ou roubam seu sócio e ainda se gabam do fato? Pois essa semana queria refletir sobre nossas acções reais.


Quantos de nós se levantam de manhã e pensam realmente que suas acções farão a diferença? E você, que se encontra no caminho da espiritualidade, levanta cada manhã e pensa que aquilo que você faz hoje, a forma como você pensa ou trata as outras pessoas, seu exemplo de comportamento terá um impacto no mundo inteiro? Puxa, quantas perguntas!


O Sol está entrando no signo de Gêmeos que é um signo relacionado com a razão, a forma de pensar e de comunicar. Terceiro signo do Zodíaco, Gêmeos é regido pelo planeta Mercúrio, o Deus grego que tinha asas nos pés e uma habilidade ímpar. Ele é retratado com um caduceu nas mãos, aquele bastão com uma cobra enrolada que no Arcano nº 1 do Tarô se relaciona com o Mago, com o Conhecimento. O Mago representa o conhecimento, mas também principalmente a curiosidade e a vontade de aprender. Uma mente ágil e receptiva consegue fazer rapidamente uso do conhecimento teórico para colocá-lo em pratica nas ações diárias.


A criança, no seu terceiro estágio de vida após o nascimento (Áries) e a nutrição (Touro), inicia a interagir com o mundo à sua volta. Esta é a fase geminiana que coincide com o aprendizado das primeiras palavras, com a mobilidade dos olhos atraídos pelo objeto brilhante e móvel que gira sobre o berço. Somente as criaturas autistas têm uma ruptura nesta fase do desenvolvimento: eles não interagem com o mundo exterior e têm dificuldade de efetivar essa conexão física com o mundo exterior. Provavelmente um Mercúrio sem aspectos ou em posição difícil no seu mapa poderia explicar esse defeito, mas seria necessária uma pesquisa séria para fazer tal afirmação pois muitos seriam os componentes a serem examinados, inclusive o carma particular.


Mas voltando à nossa questão: de que adianta o conhecimento se não temos a sabedoria e não colocamos em prática nosso conhecimento em nossas acções? Estou falando do conhecimento espiritual, do conhecimento que procuramos compartilhar com vocês.


Eu imagino como seria se um dia levantássemos de manhã e começássemos, desde o primeiro bom dia, a espalhar simpatia, amor, carinho, sorrisos para todo lado! Eu imagino que isso seria capaz de contagiar pouco a pouco as outras pessoas à minha volta e que essas acções iriam se espalhando cada vez mais assim como o vento. Em pouco tempo, outras pessoas seguiriam seu exemplo, espalhando bom humor, alegria, sorriso e simpatia e isso faria uma grande diferença, não acha? Pois é uma boa idéia, mas difícil de pôr em prática. Costumamos ficar de mal-humor se a água do banho não está quente como gostaríamos, se a torrada está tostada demais, e esbravejamos com nosso vizinho que estacionou o seu carro na vaga ao lado e nos impede de sair tão rapidamente como gostaríamos, já que estamos atrasados como sempre.


Xingamos aquele que nos corta o caminho e não respeitamos nem as vagas prioritárias se vamos ao shopping (considerando-
nos espertos) e somos capazes de perder a paciência com a moça do caixa que está demorando para nos atender! Quando agimos assim estamos sob o domínio de nossos impulsos mais primitivos, exibimos o nosso pior lado. Não aquele da sabedoria de Hermes (nome grego de Mercúrio), mas aquele do animal que vive dentro de nós. Deste modo contribuímos para fazer de nosso planeta um lugar de selvagens e não um lugar agradável para se viver.


Mercúrio, segundo a astrologia, indica que tipo de inteligência e discernimento nós temos, como pensamos, como raciocinamos. Porém podemos ser inteligentes e usar esse potencial para o bem ou para o mal. A mesma inteligência pode ser usada para ludibriar, enganar, caluniar, fofocar e até a roubar. O astrólogo que vê Mercúrio retrogrado ou mal aspectado num mapa de uma pessoa, perceberá logo que quem está à sua frente é passível de ter problemas de raciocínio, de não conseguir expressar claramente seus pensamentos, tendo dificuldade de comunicar-se de forma clara. A pessoa pode ser experta para enganar outra pessoa, ou pode ser experta para sobreviver. Pessoas expertas e inteligentes não são necessariamente cultas e instruídas, mas sobrevivem.


Animais também possuem uma inteligência rudimentar capaz de fazê-los encontrar os meios de sobreviver. Eles até se comunicam, com sons ou gestos para serem compreendidos. Mas nós, não podemos usar nossa capacidade intelectual somente para sobreviver. Por essa razão e aproveitando as energias do mês de Gêmeos, devemos procurar ser bons exemplos com acções que façam a diferença.
Tendo em mente que nós, pequenos ser pensantes, somos parte da grande mente do Criador, tomamos consciência de que nosso comportamento pode contagiar quem encontramos pelo caminho. Lembre-se da Primeira Lei Hermética: Deus é mente, o universo é mental. Deus, o criador, o Todo, é mente e nós somos mente, feitos à Sua imagem e semelhança. Devemos, portanto, não somente escolher cada pensamento e cada palavra, mas também cada acto que faremos em nosso dia. Controlar os instintos e agir com carinho e compaixão a cada instante do dia é difícil, certamente, mas possível, não é?

Vamos tentar então? Se não fizermos um esforço não conseguiremos e de nada adiantará estudar, ler e se debruçar sobre tantos artigos e livros esotéricos! De nada adiantará estarmos em busca da espiritualidade: Saber não é fazer.


Essa semana e nas próximas, podemos procurar praticar boas ações, ter bom comportamento, agir com compaixão, servindo de exemplo para aqueles que nos rodeiam. Saiba fornecer um bom exemplo com suas próprias acções e deixe que o cosmos faça o restante!


Uma energia que pode nos ajudar a praticar é a energia do Gênio Cabalístico (Anjo) de nº 37, ANIEL, cujo salmo de oração é o de nº 79. Ele estimula a sabedoria e nos integra ao Todo.

As letras que compõem o nome de ANIEL são estas. Elas podem ser escaneadas com os olhos e integradas à nossa meditação.


YUD NUN ALEPH

Ler da direita para a esquerda
37. A visão do conjunto


Que a Sabedoria guie vossas ações essa semana e sempre!

A IGNORÂNCIA


A ignorância é um pé de uma árvore de fruto. Começa calada, pequena, subtil. Aos poucos vai crescendo, ganhando forma, vai ficando forte, cheia de raízes. Vai crescendo cada vez mais. Vai ficando cada vez mais forte e prepotente. Depois de algum tempo, começa a reproduzir-se. Nascem frutos da ignorância cujas sementes por sua vez serão plantadas em novas cabeças incautas.


A ignorância tem sido responsável por guerras e aniquilações, por discórdias e penosos processos de difamação. A ignorância é forte. A ignorância é fértil. Em seu nome a Humanidade pára. Verga-se a ela. Imobilizada para a evolução e para o conhecimento, travada por conceitos imbecis e desconexos, a humanidade anda hoje à mercê da lei do mais forte.


A cultura, a erudição, a experiência, a sensibilidade e o atrevimento são hoje mal vistos, pois apenas impera uma rainha flácida e choca, que não tem vértebras nem músculos, que nada sabe nem quer saber. Não sai da sua mesmice e contradiz tudo o que avança. Essa senhora imposta, pomposa e bárbara tem um nome. Tem uma cara. Manda em tudo. Em quase tudo. Chama-se ignorância e abafa tudo o que vê à frente. Essa senhora ouve mal, vê mal, mas ainda acha que é a dona do castelo. Brada aos céus na sua loucura.


A ignorância tende a desfazer-se com a elevação espiritual. Mas o mais grave da ignorância é o facto de quem a tem se julgar elevado. Assim, ficamos aqui à espera que essas pessoas se cruzem com seres de luz, e que os seus corações empedernidos se dignem, nem que seja por um instante, a sentir, a viver a experiência da elevação.


Essa é a boa notícia: um instante de elevação anula séculos de ignorância. Por isso é que te peço para não desistires. Divulga a mensagem, leva-me onde fores, estarei perto de ti, para que me sintam e vejam. Vamos tentar anular um pouco da ignorância do mundo através de palavras iluminadas e da energia do céu. O amor incondicional pode tudo, até lutar contra a ignorância.


"Este Jesus Cristo Que Vos Fala 2/ A Lógica do Céu e a Lógica da Terra",

Alexandra Solnado

O SEGREDO DA VIDA



Para conhecer o segredo da vida tens de ouvir o teu interior e aceitar as tuas limitações. Só avanças com alguma coisa quando sentires um impulso muito forte para o fazer – não porque o teu ego assim o quer para te afirmares ou teres mais poder, mas porque essa acção te preenche, te faz feliz.


Este é o segredo da vida: conhecer as minhas energias e respeitá-las, deixando de ficar à mercê dos desejos do ego, que pretendem sempre mostrar aos outros o quão fantástica uma pessoa é. Mesmo que não acredites nisso basta-te que o outro acredite. Todas as pessoas o fazem. Todas as pessoas querem que os outros sejam o termómetro do que elas próprias gostariam de ser. O outro achando que eu Sou quer dizer que Serei, pensam.


E o que é que acontece? Primeiro, passam a ficar dependentes do que as outras pessoas pensam deles. Vivem para os outros, passam o tempo a gerir a opinião que os outros têm de si. Vivem nas malhas da opinião alheia. Só Sou se disserem que Sou, pensam. Abominam as críticas. Quando alguém diz que são algo que não lhes agrada, acreditam ser verdade e revoltam-se, pois como dependem da opinião alheia, acham Ser isso que não lhes agrada. Para provar que não São, viram-se cada vez mais para fora numa tentativa vã de modificar a opinião que os outros têm sobre si. Fogem cada vez mais do seu interior. Desse interior vazio, escuro, hipersensível e dorido em que se tornou o seu peito.


Segundo, atraem todo o tipo de perdas na matéria. Acidentes, despedimentos, mortes, doenças. Todas as perdas servem para que compreendam que não é fora de si que encontram o seu verdadeiro «eu». Pelo contrário, é dentro, lá no fundo de si próprias, nesse lugar simultaneamente escuro e mágico, portal da sua vida eterna. Ao passar esse portal, encontram-se consigo. Encontram-se com Deus.

Este Jesus Cristo Que Vos Fala 2/ A Lógica do Céu e a Lógica da Terra,

Alexandra Solnado